sábado, 26 de março de 2016

Jovens evangélicos da Fundação Casa dizem que filme de Os Dez Mandamentos é uma mensagem de esperança

Jovens evangélicos da Fundação Casa dizem que filme de Os Dez Mandamentos é uma mensagem de esperança

Garotos puderam sair para ver o filme sobre a vida de Moisés no cinema
Texto: -A +A
Do R7


João, Pedro e Tiago gostaram do filme sobre MoisésEduardo Enomoto/R7

Três adolescentes de 17 anos, que cumprem medida judicial de internação na Fundação Casa, em São Paulo, foram ao cinema para ver o filme de Os Dez Mandamentos. O passeio foi autorizado pela direção da instituição para ajudar na ressocialização dos jovens.

João, Pedro e Tiago (nomes fictícios) são evangélicos e fazem parte do PAR (Programa de Atenção Religiosa) da Fundação Casa e foram selecionados porque têm bom comportamento.

João morava perto da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na região central de São Paulo, e frequentou a igreja até os 13 anos de idade. A família se mudou para o bairro do Glicério, também no Centro, e ele se afastou dos cultos.

— Eu participava dos grupos de jovens, das festas e tudo o que tinha na igreja, mas aí vieram as más companhias e eu entrei para o crime. Aqui, na Fundação Casa, eu parei para pensar e vi que a minha mãe não merece isso. Ela ainda vai na igreja. Eu vou mudar de vida e Deus está me ajudando.

Pedro cresceu no Capão Redondo, na zona sul, em uma família de evangélicos. O desvio para o crime veio aos dez anos. A internação na Fundação Casa o reaproximou da religião.

— No mundão [fora da fundação] eu não sabia ler nem escrever, era só crime e coisas erradas. Aí eu peguei a Bíblia aqui dentro e aprendi a ler sozinho. Leio todos os dias os salmos e os provérbios. Não perco um culto.

 

Os jovens gostaram da história bíblica na telona do cinemaEduardo Enomoto/R7

Para Tiago, a hora do culto na Fundação Casa é o momento menos angustiante do dia.

— Antes [na rua] eu não dava muita atenção ao culto, nas palavras. Hoje, como eu entrei na Fundação, eu fico refletindo na minha vida, nas escolhas que fiz, aí vêm as palavras de conforto. Nós não temos alguém do lado para confortar, como se tem uma mãe ou um pai, então a palavra durante o culto é um conforto.

Os jovens já tinham lido a história de Moisés na Bíblia, mas a chance de ver todos os detalhes retratados na telona tocou o coração dos rapazes. "É incrível ver as cenas e poder absorver as coisas de Deus. É mais uma palavra de conforto para o nós. É também uma esperança numa vida melhor", completou Tiago.

Os Dez Mandamentos — O Filme entra nas últimas semanas de exibição nos cinemas e, apesar de as salas cheias, as redes têm novas sessões disponíveis em dias e horários diferentes. Corra para assistir ao filme que é sucesso de bilheteria em todo o País!

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser



Voluntários da UNIVERSAL, leva jovens interno da Fundação Casa na estreia do filme os DEZ MANDAMENTOS.






O inútil se tornou útil.

"O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar." (Filemom 1 : 11)

Voluntários da UNIVERSAL e os responsáveis da Fundação CASA, leva jovens internos ao cinema para assistir o filme os DEZ Mandamentos.















O inútil se tornou útil.

"O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar." (Filemom 1 : 11)

"Os Dez Mandamentos - O filme" na Fundação Casa
Longa foi exibido para 189 jovens e familiares



publicado em 18/03/2016 às 13:00.
Por Eduardo Prestes / Fotos: Marcelo Alves





O longa "Os Dez Mandamentos - O Filme" já ultrapassou a marca de 8,3 milhões de espectadores. Mas, além dos recordes, a superprodução da Paris Filmes também chega a quem está privado da liberdade.


No último dia 15 de março, o filme foi exibido dentro da Fundação Casa, na unidade Topázio, no bairro do Brás, na capital paulista, para 189 jovens, de 13 a 17 anos, que aguardam audiência para saber se terão que cumprir medidas socioeducativas ou se ganham a liberdade. “A exibição dentro da Fundação Casa é um fato inédito. Pela primeira vez um filme que está em cartaz nos cinemas foi exibido aqui. Os jovens estavam ansiosos para assistir”, afirma o coordenador pedagógico da unidade, Anderson Rodrigues da Silva, de 32 anos.


De acordo com a diretora da unidade, Rosângela Lima Marinelli, de 44 anos, o evento foi firmado depois que voluntários da Universal fizeram a proposta de apresentação do filme. “Achamos importante passar ‘Os Dez Mandamentos’ para os meninos, pois ele retrata isso, pessoas que estão privadas da liberdade. É uma oportunidade para que os jovens façam uma reflexão para as suas vidas”, disse.



Além dos internos, alguns pais puderam acompanhar a exibição. Para um deles, o comerciante José Bonifácio da Silva, de 42 anos (assim como para alguns dos jovens), foi a primeira vez que assistiu a uma sessão de cinema. “Foi importante para passar um tempo ao lado do meu filho, que está aqui há 20 dias. Eu gostei muito do filme e acho que ele também gostou”, disse. Para Alberto (nome fictício do filho), de 15 anos, o longa passa uma mensagem fundamental: “A importância da verdade para ser livre. Assistir a um filme também é diferente do que a gente faz aqui, da aula, do futebol”, comentou.


Segundo o responsável pelo trabalho social da Universal dentro da Fundação Casa, Geraldo Vilhena, de 64 anos, a ideia era dar aos meninos tudo o que um cinema de verdade reserva. “A realização do evento só foi possível por meio da ajuda de diversos parceiros que colocaram à disposição os equipamentos como o telão, as caixas acústicas, o projetor, os carrinhos de pipoca, refrigerantes e também dos voluntários que trabalharam. A ideia é fazer outros eventos desse tipo.”


O portal de notícias da Fundação Casa publicou matéria destacando o evento.


sexta-feira, 25 de março de 2016

Quais as consequências das humilhações sofridas em nome do "amor"?

Quais as consequências das humilhações sofridas em nome do "amor"?

Veja o que uma pessoa que não sabe o valor que tem é capaz de fazer

Recentemente, um caso ocorrido lá na China, mais precisamente em um parque de Ningbo, leste da província de Zhejiang, chamou atenção da mídia no mundo inteiro.
A ex-namorada de um homem, inconformada com o fim do relacionamento, vinha importunando-o havia 3 meses e deixando a atual namorada dele indignada. Até que, durante um encontro entre os três no parque, a ex e a atual começaram a discutir. De repente, a primeira se atirou da ponte no rio que passa no local; em seguida foi a vez da outra moça. O objetivo era que o rapaz escolhesse quem salvaria. O jovem pulou, salvou a atual namorada e pediu ajuda do irmão e do resgate para que a ex não morresse afogada. Todos se salvaram e ninguém se feriu, mas essa situação poderia ter virado uma tragédia.
Esse caso não é uma raridade, já que em todas as partes do mundo há mulheres que, infelizmente, vivem se humilhando aos pés de alguém.
Humilhação
A auxiliar administrativo Fernanda Alves da Silva, de 29 anos (foto abaixo), sabe bem o que é isso. Manteve um relacionamento de 8 anos e durante 6 deles permitiu que o noivo a diminuísse como pessoa, mulher, profissional e muito mais.
“Os dois primeiros anos de relacionamento foram normais, até o momento em que abrimos uma empresa em sociedade. Me anulei completamente por esse ‘amor’. Trabalhava demais, não me arrumava e aceitava apelidos e piadinhas em relação à minha aparência (que ele sempre fazia para me humilhar), tais como ‘ossuda’, ‘nariz de coxinha’ e ‘cabelo zuado’. Ele me chamava de brega e me fazia passar vergonha em público. Quando eu me maquiava, ele me chamava de ‘Emília’ (a boneca do livro "Sítio do Pica-Pau Amarelo"). Enfim, fazia e dizia coisas que me machucavam e me diminuíam”, relembra Fernanda.
Ela trabalhava praticamente 12 horas por dia, porque o noivo dizia que quanto mais eles investissem na empresa, mais rapidamente casariam. Ela acreditou e se entregou. “Eu trabalhava demais. Percebi também vestígios de traição e mentiras ao olhar o celular dele. Ele me dava pouca atenção, ao passo que eu fiz dele o meu ‘sol’ e inverti a ordem das coisas”, ressalta.
Ela só sabia chorar e implorar a atenção do noivo. Tanto que, por causa disso tudo, teve um problema nos nervos, por três vezes perdeu a sensibilidade das pernas e foi parar em um neurologista, que indicou internação em uma clínica psiquiátrica.
“Foi exatamente neste dia que Deus me acordou. Ainda no consultório, levantei da cadeira, rasguei todas as receitas de antidepressivos e fui direto para a igreja”, recorda-se.
Depois de conversar com o pastor e pedir uma oração, Fernanda disse que resolveu terminar aquele relacionamento. “Perdi muita coisa financeiramente. Ele não devolveu a minha parte na empresa, mas a paz que tenho hoje não troco por nada. Entrei para o Godllywood (projeto da Universal dirigido às mulheres) e recuperei a minha autoestima.
Na verdade, eu não sabia o valor que tinha e, por isso, só aceitava os restinhos e as migalhas. Hoje me amo de verdade, porque me resolvi com Deus. Agora me sinto forte para encarar o que vier”, relata a jovem.
“Cheguei a falsificar documento para visitar namorado em presídio"
Com a contadora e microempreendedora Mara Veruska de Oliveira, de 35 anos (foto abaixo), a situação não foi muito diferente. Relacionamentos destrutivos foram, por muito tempo, o seu ponto fraco.
“Cheguei a falsificar documento para visitar namorado em presídio. Participei de orgias só para me sentir valorizada sexualmente. Aguentei traições para não perder namorado. Vivi uma relação com um rapaz que tinha vergonha de mim pelo fato de eu ser mais velha e por isso aceitei me submeter a ter um relacionamento com ele somente entre quatro paredes. Por fim, tive um casamento que não deu certo, que também era repleto de traições e, mesmo assim, me mantive casada por causa das minhas filhas”, detalha.
 
Foi durante essa fase difícil e já cansada de tanto sofrer, que Mara Veruska diz ter começado a assistir ao programa "The Love School – A Escola do Amor", apresentado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso e transmitido todos os sábados, ao meio-dia, pela Rede Record.
“Eu prestava muita atenção em tudo o que a Cristiane e o Renato falavam e comecei a viver aqueles ensinamentos. Aprendi a ser melhor para Deus e, consequentemente, melhor para mim, para a minha família e até para as pessoas de fora.”
Núbia Siqueira, que participa ativamente de projetos que lutam pela valorização e pelo crescimento da mulher, faz questão de ressaltar que existem homens que têm um faro apurado para perceber as fraquezas das mulheres e aproximam-se somente para tirar vantagens.
“Meu conselho é que elas busquem interiormente o seu amor-próprio, pois essa é a primeira área afetada. Também precisam dar prioridade a si mesmas e ter bem definido o seu senso de valor. Sendo assim, elas saberão como agir diante das situações mais diversas que ocorrem nos relacionamentos amorosos”, aconselha Núbia.




Jovens internos da Fundação CASA, recebem visita da sua família e também da UNIVERSAL, com um café da manhã.



Aos finais de semana, a rotina de muitas mães é a mesma; visitar o filho internado na Fundação Casa. Certamente, não foi o que elas planejaram para o futuro deles, mas muitas vezes, estar ali é o sinal de uma nova chance. Quantas mães, que perderam os filhos para o tráfico e a criminalidade, queriam ter a oportunidade de poder vê-los com vida, mesmo sendo atrás das grades.

Para alguns, a visita é um ponto de contato com o mundo lá fora, distante dos muros da construção antiga da Fundação. Para outros, revê-los é aumentar a dor da ferida que continua aberta. E isso é visto em cada olhar, no coração apertado de uma mãe que não sabe quando vai poder cobrir o filho novamente na cama quentinha... Esse foi o desabafo de uma mãe que prefere não se identificar; “Eu peço para não fecharem o portão, porque ele ainda não chegou ... aí, eu lembro que ele não tá mais com a gente”. Outra mãe não esconde a dor em dizer que os cuidados que oferecia ao filho na infância eram bem diferentes dos que ele recebe hoje internado – “tava com febre dava um remedinho, quando se machucava, ganhava um beijo e tudo passava ... E agora, quem cuida dele?”
Na maioria dos casos, essas mães não têm culpa de ter os filhos internados. Eles, influenciados por outras pessoas, trilharam o caminho sombrio do crime, mas são elas que pagam o preço, diga-se de passagem, alto demais.
Na longa fila de mães, uma gestante que concorda com a revista policial –procedimento feito aos visitantes para constatar se não trazem objetos proibidos aos presos - mas se sente humilhada ao ser expor com outras mães.
Para uma parte da sociedade, esses menores infratores não têm mais jeito.




E é na contramão que o grupo de Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus aposta na recuperação desses adolescentes. Os voluntários abrem mão do descanso do final de semana para confortar essas famílias. “Passeio” esse que não tem preço e já faz parte da rotina.

No último sábado, além de oferecer roupas e calçados às famílias, o grupo distribuiu marmitex com feijoada na saída das visitas. Motivo de grande alegria, já que o almoço é incerto em algumas dessas casas. Para o pastor Geraldo Vilhena, responsável pelo trabalho de Evangelização na Fundação Casa de São Paulo e os voluntários da IURD, nada mais gratificante do que estar na própria folga ajudando esses lares que não sabem o que é ter paz há muito tempo.





















Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Astro do rock comete suicídio após ser criticado na internet

Astro do rock comete suicídio após ser criticado na internet
Segundo a namorada de Keith Emerson, o músico não queria decepcionar os fãs
publicado em 18/03/2016 às 00:01.
Por Taís Gomes / Foto: Reprodução Facebook



 


A notícia da morte de Keith Emerson, de 71 anos (foto), fundador do grupo de rock "Emerson, Lake & Palmer" (ELP),da década de 1960, chocou fãs e o meio artístico no dia 10 de março último. O tecladista britânico foi encontrado morto pela namorada, Mari Kawaguchi, de 51 anos, com um tiro na cabeça, no apartamento que dividiam, em Santa Mônica, Los Angeles, Estados Unidos.


“Ele estava dormindo quando eu saí de casa, e quando voltei achei que ele estivesse dormindo ainda, mas então percebi o que tinha acontecido. Ele se foi. Eu ainda estou em choque total”, contou a namorada em uma entrevista ao jornal britânico The Mail.


Apesar do sucesso de longos anos, duras críticas na internet vinham entristecendo o astro. “Ele era uma alma sensível. No ano passado ele fez alguns shows e as pessoas postaram comentários maldosos, como ‘eu gostaria que ele parasse de tocar’”, lembra Mari.


Medo de não ser bom o suficiente


O músico tinha uma turnê marcada pelo Japão, porém, segundo Mari, ele começou a ficar atormentado pelo medo de não conseguir ser bom o suficiente, devido a um problema nos nervos das mãos e do braço direito, que já tinha lhe afetado em shows anteriores. “Mesmo eles tendo contratado um tecladista back-up para apoiá-lo (no Japão), Keith estava preocupado”, contou a namorada.


"Emerson não queria decepcionar os fãs, ele era perfeccionista, e saber que não poderia tocar mais tão bem o deixava depressivo, nervoso e ansioso." Após a turnê, o músico tinha planos de se aposentar.


Uma autópsia comprovou que a causa de morte do músico foi mesmo suicídio. Segundo Mari, ele guardava uma arma em casa para proteção da família.


“Chocante. Keith era o meu herói por mais de 40 anos. Ele era um mestre dos teclados”, comentou um fã na internet.


“Um dos artistas vivos mais talentosos que já vi, de uma época em que você tinha que ser mais do que bom para se destacar na multidão”, elogiou outro internauta.


Ignore as palavras negativas


O poder da palavra chega a ser sobrenatural, podendo ser uma arma a ser usada de forma positiva ou negativa. Neste caso, o efeito de uma crítica trouxe o suicídio como consequência.


Na vida nós temos duas escolhas: ou damos ouvidos às palavras negativas ditas pelos outros e nos fadamos ao fracasso, ou ignoramos e somos bem-sucedidos.


Embora não seja fácil decidir, isso é imprescindível no tocante às nossas escolhas, desejos, sonhos, metas, etc.


Não permita que a sua vida seja afetada pelo que os outros dizem ou pensam a seu respeito. Se for preciso, elimine até mesmo amizades que lhe colocam para baixo e não demonstram que torcem verdadeiramente por você.


Não se compare a ninguém


“Nosso erro muitas vezes é se comparar com outras pessoas. Pensamos que elas são nossos concorrentes. Queremos ser melhores ou no mínimo tão bons quanto elas”, observa o escritor Renato Cardoso em seu blog pessoal.


Quantas pessoas alcançam o sucesso, se destacam no mundo dos negócios, mas sucumbem diante de si mesmas, sendo derrotadas por pensamentos negativos e pessimismo dos que as cercam.


“Todos nós cometemos o erro de buscar o sucesso superando os inimigos externos. Mas o que conquistamos do lado de fora depende do que temos dentro: a nossa fé. O que faz tudo possível é o que cremos. E crença é algo que está dentro de cada um. Por isso, a maior superação é superar a si mesmo”, destaca Renato.


Trabalho SOCIAL e ESPIRITUAL na Fundação CASA




Que o Senhor Jesus abençoe todos os voluntários da UNIVERSAL.